img_capas_convocarte_8_9-624x440

N.º 8 e N.º 9 – Arte e Tempo

Convocarte — Revista de Ciências da Arte n.º8
Revista Internacional Digital com Comissão Científica Editorial e Revisão de Pares
Tema do Dossier Temático: Tempo, Cultura e Criação Artística
Ideia e Coordenação Geral: Fernando Rosa Dias
Coordenação Científica do Dossier Temático: Leonor Veiga

Download Convocarte n.º 8

Convocarte — Revista de Ciências da Arte n.º 9
Revista Internacional Digital com Comissão Científica Editorial e Revisão de Pares
Tema do Dossier Temático O Tempo na História da Arte
Ideia e Coordenação Geral: Fernando Rosa Dias
Coordenação Científica do Dossier Temático: Leonor Veiga

Download Convocarte n.º 9

NO NÚMERO 8...

DOSSIER TEMÁTICO — Tempo, Cultura e Criação Artística

— INTRODUÇÃO

  • Leonor Veiga

— ENTREVISTA

  • Entrevista de Pascal Pascal Krajewski a Michel Guérin

— ARTIGOS

  • Michel Guérin: Trois paradigmes de la réception de l’art / Três paradigmas da recepção
    da arte
  • Pascal Gielen: Reconstituting Art in Life — Artist Residency Chronotopia
  • João Peneda: Viver o eterno presente
  • Cécile Bourne-Farrell: Un autre rapport au temps colonial
  • Rui Oliveira Lopes: The “transience of things” in Vajrayana Buddhist visual culture

— ENTREVISTA

  • Entrevista a Jorge Leal

— ARTIGOS

  • Jorge Leal: O Tempo no Interior do Diário Gráfico
  • Silvia Raposo: «Estética de Frankenstein»: um método prático-teórico para a projeção de futuros
  • Sara Soares Belo: Atravessar o intervalo: o abismo da experiência artística
  • Teresa Projecto: Desenhar o tempo (apontamentos sobre o ritmo)
  • Christiano Mere: Cair, despencar. Um movimento que dá forma ao tempo
  • Mónica Santana Baptista: O processo criativo do artista em «O Sol de Marmeleiro», tempo, inacabamento, autobiografia e sonho
  • Lucas Ferraço Nassif: Tempo, silêncio: cantar uma música na sua cabeça
  • Maria José Fazenda: Quatro minutos e trinta e três segundos, por exemplo. O tempo cronometrado e a perceção subjetiva da duração em Merce Cunningham
  • Saulo Vinícius Almeida: Tempo, Sincronicidade e Práxis Cênica: uma discussão sobre a não causalidade nos processos de criação teatral
  • Letícia Larin: Missão de impregnar “alma” numa enxada: entre a cruz processional cristã e o pau de chiru destaca-se a pessoa “adornada” (“nua”) que abre (“Dada”) uma brecha no presente
— ESTUDOS DO FUTURISMO E MODERNISMO NO ALGARVE
  • João Macdonald: Porfírio & Santa Rita, Ld.ª. Um exame à produção de Portugal Futurista
  • Luís Lyster Franco: Faro, 1917. A exposição no Teatro Lethes e os reflexos na imprensa algarvia
  • Fernando Rosa Dias: Relações ibéricas no primeiro modernismo algarvio
  • Luís Gameiro: Ecos de Modernismo no Cinema de Carlos Porfírio

——————

NO NÚMERO 7...

DOSSIER TEMÁTICO — O Tempo na História da Arte

— INTRODUÇÃO

  • Leonor Veiga

— ENSAIO VISUAL

  • Inês Teles: During Drawing

— ARTIGOS

 

  • James Elkins: Tempo e Narrativa: um Capítulo Visual
  • Leonor Veiga: Museum’s Time: how non-Western modern and contemporary art changed institutions
  • Renaud Ego: Le temps hors du temps des images
  • Toni Simarro: La inherencia del tiempo y el espacio a través del arte
  • Vasco Mendes Lopes: A Anunciação. Narrativa visual, espaço e tempo
  • Cristian Tablazón: THE GHOST IS A GHOST, NO FICTION: Preliminary Notes on the Critical Possibilities of Komedya Intermediality and Adaptation as Genealogy and Counterscription
  • Dilar Pereira: Time. Table. Drawing. Space
  • Sylvie Coellier: Permanent, provisoire, précaire, présent. De Richard Long à Abraham Poincheval
  • Rajaa Paixão: Fatalism as a product of Motherhood in the context of Sculpture
  • Loredana Pazzini-Paracciani: Across Space and Time: Representing trauma in the art of Dinh Q. Lê
  • Rita Barreira: O colectivismo artístico e a auto-organização como presentificação modernista na viragem do pós-guerra em São Francisco
  • António Quadros Ferreira: O tempo futurista e o Puzzle
  • Isabel Nogueira: Os 50 anos do Encontro no Guincho (1969): experimentalismo, poética, tempo

— ESTUDOS DE HISTORIOGRAFIA E CRÍTICA DE ARTE

 

  • Margarida Calado: A Historiografia na passagem do Século XIX para o Século XX – Joaquim de Vasconcelos e Sousa Viterbo 
  • Diogo Freitas da Costa: Transpor Distâncias e Quebrar silêncios: As Missões Internacionais de Arte, uma Residência Artística em Portugal na década de 1950
——————

CONSTITUIÇÃO DO CONSELHO CIENTÍFICO EDITORIAL 

Interno à FBAUL

  • Annabela Rita– Faculdade de Letras & CLEPUL/da Universidade de Lisboa, APE, Observatório da Língua Portuguesa
  • Cristina Azevedo Tavares— Professora Associada de Ciências da Arte e do Património na FBAUL e no PD–FCTAS da FCUL, Investigadora integrada do CFCUL, Head de Arte e Ciência,  investigadora colaboradora do CIEBA​
  • Eduardo Duarte— Professor Auxiliar de Ciências da Arte e do Património na FBAUL, Investigador do CIEBA
  • Fernando António Baptista Pereira – Professor Associado de Ciências da Arte e do Património na FBAUL; Presidente do Conselho Científico da FBAUL; Director Geral do CIEBA
  • Fernando Rosa Dias — FBAUL/CIEBA-FH
  • Margarida Calado – Professora Jubilada de Ciências da Arte; Investigadora do CIEBA

Externo à FBAUL

  • Angela Ancora da Luz — Historiadora e Crítica de Arte, vice-Presidente da ABCA, Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • António Quadros Ferreira — Professor Emérito da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
  • António Trinidad Doutor em Filosofia e Letras, Universidad de Extremadura, España-Universidade do Porto, Portugal. Máster en Estudios Ibéricos e Iberoamericanos, Master of Arts, KU Leuven, Bélgica
  • Cristina Pratas Cruzeiro — Doutoramento em Ciências da Arte (FBAUL); Bolseira de Pós-Doutoramento IHA-FCSH/NOVA
  • Isabel Nogueira — Doutorada em Belas-Artes, em Ciências e Teorias da Arte (FBAUL) e pós-doutorada em História e Teoria da Arte Contemporânea e Teoria da Imagem (Universidade de Coimbra e Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne). Professora Universitária, Investigadora de Arte Contemporânea e Curadora independente
  • Joana Cunha Leal  Professor Auxiliar do Departamento de História da Arte da FCSH-UNL, Investigadora do Instituto de História da Arte da FCSH-UNL
  • José Francisco Alves — Doutoramento em História da Arte, curador independente e membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) e do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Curador-Chefe do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (2011-2013) e Professor de Escultura do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre
  • Juan Carlos Ramos Guadix — Artista plástico, Gravador, Professor Titular, Departamento de Dibujo, Faculdad de Bellas Artes, Universidad de Granada
  • Julieanna Preston — Professor of Spatial Practice, Masters of Fine Art Coordinator, Spatial Design Acting coordinator, Toi Rauwharangi College of Creative Arts, Te Kunenga ki Pūrehuroa Massey University, Wellington, Aotearoa
  • Leonor Veiga — PhD from Leiden University (2018); curadora, investigadora, CIEBA
  • Mário Caeiro — Designer, investigador, curador. Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Leiria | Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha | LIDA – Laboratório de Investigação em Design e Artes; investigador no CECC – Centro de Estudos de Comunicação e Cultura Faculdade de Ciências Humanas | Universidade Católica Portuguesa
  • Mark Harvey — University ofAuckland, New Zealand
  • Martin Patrick — Senior Lecturer, Academic Integrity Officer and Ethics Advisor, Core Staff; MFA, Doctoral Supervisor, Whiti o Rehua School of Art, Massey University Wellington
  • Pascal Krajewski — PhD in Art Sciences; Master Degree in Aerospace Engineering.Member of the Ciberarte Laboratory (CIEBA-FBAUL) / Docteur en Sciences de l’art; Diplôme d’ingénieur en Aérospatiale. Membre du laboratoire Ciberarte (FBAUL-CIEBA)
  • Pedro Roxo — UNL
  • Raquel Henriques da Silva — Professora Associada da FCSH-UNL. Directora do Instituto de História da Arte FCSH-UNL
  • Rita Macedo — FCT-UNL
  • Sylvie Coellier — Professeure, départements Arts d’Aix-Marseille Université
  • Martin Patrick — Senior Lecturer, Academic Integrity Officer and Ethics Advisor, Core Staff – MFA, Doctoral Supervisor, Whiti o Rehua School of Art, Massey University Wellington

Membros Honorários do Conselho Científico Editorial

  • Michel Guérin — Philosophe, Professeur Émérite de l’Université d’Aix-Marseille. Membre Honoraire de l’Institut Universitaire de France.
  • James Elkins  Department of Art History, Theory and Criticism, at the School of the Art Institute of Chicago.